4 de janeiro de 2016

MACEIÓ APARECE ENTRE AS CIDADES COM MAIOR PERDA DE RECEITA EM 2015


Maceió está em décimo lugar no País no ranking dos municípios que tiveram maior perda de receitas em 2015. Divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, o estudo comparou dados de janeiro a outubro de 2014 e do ano passado e mostra que a capital alagoana teve uma queda de 6,4% na arrecadação de impostos e em repasses do governo federal.

A cidade com maior perda foi Salvador, na Bahia, seguida de Porto Velho (ES) e Campo dos Goytacazes (RJ). Apesar do declínio, Maceió não aparece na lista das que diminuíram seus investimentos. Natal, que aparece na primeira posição, teve um corte de 90,71% - logo após aparecem Brasília e Curitiba.

O estudo foi feito com os municípios que disponibilizam dados completos das finanças e, em 38 dos 50 analisados - que juntos somam uma população de 60 milhões de pessoas -, houve declínio de receitas. Juntos, eles arrecadaram em 2015 4% a menos que em 2014, uma diminuição de R$ 2,7 bilhões. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o resultado é reflexo da diminuição da atividade econômica e da redução de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), assim como do menor repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Outro grande problema é o corte de repasses da União. 

Entre as 50 prefeituras pesquisadas, 43 tiveram queda nos repasses governamentais. Com exceção da capital federal, que devido a uma mudança no balanço contábil não pode entrar na comparação, as cidades registraram diminuição de 5,7% nessas transferências.

O jornal traz ainda que, embora as despesas correntes, que incluem gastos com pessoal, juros e dívidas de custeio, tenham caído na maioria dos municípios, os gastos com salários ainda ultrapassam os limites de alerta e prudencial determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal em 21 das 50 administração municipais.
Fonte: Gazetaweb

Nenhum comentário: