27 de julho de 2016

APÓS COBRANÇA, POLÍCIA MILITAR REITERA QUE SEGURANÇA DOS POSTOS DE SAÚDE DE MACEIÓ É DE RESPONSABILIDADE DA GUARDA MUNICIPAL

Adicionar legenda
O comandante do Policiamento da Capital, coronel Albuquerque, reiterou nessa quinta-feira (27/07), ao conceder entrevista ao AL - TV 2ª Edição, que a segurança patrimonial de mais de 70 postos de saúde de Maceió é de competência da Guarda Municipal, o que é lógico, no entanto, o coronel informou, durante uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, que a Polícia Militar irá realizar ações preventivas no sentido de reforçar a segurança nos postos.

O coronel disse ainda que serão empregados os serviços de inteligência da PM e da Secretária de Defesa Social no sentido de identificar e tirar de circulação os marginais que vem assaltando as unidades de saúde na capital.

No último dia 12 de julho, o então secretário municipal de saúde, José Thomas Nonô, ignorando a existência da Guarda Municipal, após tomar conhecimento de que a Unidade de Saúde da Família do conjunto Cleto Marques Luiz havia sido assaltada, cobrou do governo estadual reforço do policiamento nos postos. A cobrança de Nonô não agradou a cúpula da defesa social que rebateu suas declarações dizendo que “a segurança patrimonial dos postos de saúde era de responsabilidade da prefeitura de Maceió”.

Um Guarda Municipal que é lotado em uma das Unidades de Saúde de Maceió, disse ao GM NOTÍCIA-AL, na tarde de hoje, que diante desse jogo de empurra-empurra, envolvendo a gestão municipal e a cúpula da segurança pública estadual, que ele vem se sentindo inútil ao permanecer por 12 horas fazendo a segurança da Unidade de Saúde.

“Por não gostar ou não confiar na minha prestação de serviço, de um lado vejo o secretário municipal de saúde, com olhar de desprezo, pedindo a presença da PM no meu local de trabalho, do outro lado vejo o comando da Polícia Militar dizendo que não atende ao pedido porque a segurança dos postos é de responsabilidade da Guarda Municipal, então eu preciso saber da prefeitura ou da SEMSC qual é, finalmente, o meu papel em meio a toda essa discussão”. Desabafou o GM.

O GM NOTÍCIA-AL contatou alguns servidores da saúde sobre esse impasse. Alguns disseram que a cúpula da secretaria municipal de saúde vem solicitando a presença da Polícia Militar nos Postos por não confiar na atuação dos Guardas Municipais por trabalharem desarmados e sem condições de revidar a uma investida dos marginais.
GM NOTÍCIA-AL

Um comentário:

Anônimo disse...

O senhor prefeito não valoriza sua Guarda Municipal que tenta fazer o melhor e não são reconhecidos, só em Alagoas que as GCMs não se desenvolvem por conta dos políticos que não reconhecem que lhe confiaram seus votos honestos na esperança de serem reconhecidos com respeito