14 de abril de 2018

EXÉRCITO DEVERÁ LIBERAR CALIBRE .40 PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS


General Santos Cruz.
O anúncio foi feito pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, General Santos Cruz, no último dia 12 de abril, durante reunião no Conselho Nacional das Guardas Municipais, em São Paulo.

Problema de armamento e do colete, eu não sei quem é que teve essa “brilhante ideia” de que a Guarda Municipal não podia usar .40 e 9mm, porque..., não sei, se o cara pensou que o bandido vai selecionar, não você é Guarda Municipal não vou atirar nele, com essa, vou usar outra né, isso não existe, então tá sendo liberado isso aí, tá lá em cima da mesa do Villas Bôas para liberar.... Disse o General Santos Cruz.

O Secretário Nacional de Segurança Pública chegou a fazer um alerta as prefeituras municipais para que se antecipassem e elaborassem bons projetos visando a contemplação de recursos federais a fim de gerar resultados na segurança pública que possam servir de modelo nacional.

O pedido de liberação do calibre .40 mm para as Guardas Municipais foi feito pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais que encaminhou pedido, em março, ao Ministro da Justiça, Torquato Jardim, propondo alterar o Decreto 5.123/2003, para que os Guardas de todo o país passassem a portar Pistolas .40 mm.

O Conselho também pediu que os Guardas Municipais recebessem o mesmo tratamento estendido aos militares das Forças Armadas, Polícia Federal e Policiais Estaduais, quanto ao amparo legal para portar arma de fogo ao se aposentar, tal medida, argumentou o Conselho, servirá para salvaguardar a integridade física dos GMs após terem contribuído intensamente com a segurança pública.
  
Caminhando na contramão do crescimento, a Guarda Municipal de Maceió, na gestão de Mônica Suruagy 2015/2017, se deu ao luxo de acabar com a Comissão de Elaboração de Projetos, a qual, vale ressaltar, vinha fazendo excelente trabalho.

Hoje, com a segurança pública nacional absolutamente favorável as Guardas Municipais, Maceió pode deixar escapulir mais essa grande oportunidade de angariar verba federal caso não elabore projetos voltados a segurança pública municipal.

É bom aproveitar enquanto os Generais estão à frente da segurança pública nacional e aparentemente a favor das Guardas Municipais, cenário que deve ser alterado após as eleições de outubro quando o quadro político administrativo em Brasília deverá entrar em processo de renovação.    
GM NOTÍCIA-AL         

Nenhum comentário: