Guardas Municipais e demais Servidores Públicos de Maceió ocuparam e bloquearam a Rua Sá e Albuquerque, em frente à Câmara Municipal, no bairro de Jaraguá, na tarde desta terça-feira (9). As categorias protestam numa tentativa de evitar que os vereadores aprovem dois Projetos de Lei, de autoria do prefeito Rui Palmeira (PSDB), denominados de “plano de contenção de despesas”, que altera o Plano de Cargos e Carreira e o Estatuto do funcionalismo, provocando cortes de direitos e redução salarial, segundo alegam os Servidores.
No clima de tensão, revolta e indignação, entidades sindicais, que representam os mais diversos seguimentos do funcionalismo, armaram tendas e botaram carro de som na porta da Câmara Municipal, estão gritando palavras de ordem contra os vereadores para que não aprovem o projeto de cortes de gastos do governo. Os Servidores pedem a todo o tempo para que as portas da casa legislativa sejam abertas para que possam acompanhar de perto a secessão plenária. A sessão está prevista para iniciar às 15h.
Lideranças sindicais defendem não haver necessidade para que o prefeito Rui Palmeira persista com essa ideia fixa de promover a retirada de direitos básicos e redução salarial das categorias. O presidente do Sindspref, Sidney Lopes, em conversa com o Blog, esclareceu haver outras formas de o governo municipal conter gastos sem atingir os Servidores, bastaria tão somente ele reduzir os cargos comissionados, as contratações de novos estagiários, conter despesas com publicidade, energia elétrica, telefones, reduzir a frota veicular, entre outras medidas.
Por volta das 15h30min, após receberem a notícia de que os vereadores iriam aprovar os Projetos de Lei, a revolta tomou conta dos servidores que acabaram invadindo a Câmara Municipal. Janelas e a ponta principal de vidro foram quebradas, alguns Servidores se feriram. Policiais Militares que integram a Rádio Patrulha tentou impedir a invasão, usaram spray de pimenta, cassetetes, e o confronto foi inevitável. Já dentro do plenário os Servidores gritaram palavras de ordem exigindo que os projetos fossem arquivados. Sindicalistas subiram em mesas e cadeiras numa tentativa de acalmar a fúria dos manifestantes. O “fora Rui” ecoou por todo o Jaraguá.
VEJA OS VÍDEOS DO PROTESTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário