10 de abril de 2020

Juiz rejeita pedido de reconsideração e mantém prisão do GM Alan Eric por porte ilegal de arma

O Guarda Municipal pagou fiança de R$ 500,00 reais e continuará respondendo o processo em liberdade

O juiz de direito plantonista da 2ª circunscrição do município de Maribondo, Raul Cabus, negou pedido de reconsideração, que havia sido feito pelo Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, e manteve a prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em desfavor do Guarda Municipal do município de Palmeira dos índios, Alan Eric Lima e Silva.

De acordo com o magistrado, que não considerou os argumentos apresentados pela defesa do GM Alan Eric, o porte de arma para Guardas Municipais continua dependendo da realização de curso de formação e autorização da Polícia Federal.

Quanto a liminar do ministro Alexandre de Moraes, o juiz entendeu que a decisão derrubou apenas o critério relacionado ao número populacional nos municípios, havendo necessidade, portanto, de se adequar aos demais critérios legais para fazer jus ao porte.

Esse entendimento do juiz plantonista será submetido ao crivo do juiz titular da Comarca de Arapiraca que poderá acatar ou não a decisão, todavia, conforme nota – áudio - divulgada pelo presidente o Sindguarda-AL, Carlos Antônio (Pisca), o caso será levado ao Tribunal de Justiça, se for necessário.

Conforme foi noticiado pelo Blog, o GM Alan Eric foi abordado por Policiais Militares em um posto de combustível, no município de Arapiraca, quando se encontrava na companhia de um colega que é Agente Socioeducativo.

Após se identificar e apresentar o registro da sua arma de fogo para um sargento, que comandava a guarnição, Alan Eric foi surpreendido com voz de prisão por porte ilegal. Após ser detido, o Guarda Municipal foi conduzido de Arapiraca para o município de Palmeira dos Índios onde fica a 5ª DRP.

12 comentários:

Jobson disse...

Parabéns Sargento! Tá sem bandidos aí para você prender né? Vai ganhar um dia de folga por ter prendido um pai de família com sua arma devidamente registrada. Vou lhe dar um bizu para ganhar mais folgas: nas favelas têm muitas armas, mas tem que ser macho pra entrar lá viu!

Unknown disse...

O procedimento deste policial militar é lamentável, pois o avanço que as Guardas Civis Municipais têm propiciado, para compartilhar sçoes conjuntas e minimizar o impacto da violencia desse país, é fundamental, ate porque as Guardas sao esoecificas de cada município e tem capikaridade, pois pide ser instituciondas nos 5568 municipios do Brasil, ajudando dobremaneira as Polícias Militares fo país.

Unknown disse...

Eles poderia ta prendendo os bandido .q ficam ai andando armados .não uma pessoa d bem q estar amardo só pra se defender dos bandidos da regial

Unknown disse...

Até quando esses guerreiros das Guardas vão estar sujeito e "favores" de a b ou c nem a lei federal 13022 nem a liminar do ministro Alexandre de Moraes valem? Mas pra ficar em barreiras sanitárias e fechando estabelecimentos tem poder de polícia, tem que acordar essa classe!!!!

Anônimo disse...

Lamentável a que nível chegou "alguns "policiais alagoanos "e o pior é o nível do magistrado que atropela uma liminar concedida por um ministro.

Anônimo disse...

Lamentável Sargento. A Guarda Municipal tem a Lei 13022 que o ampara. Mas ainda tem tem nesse Brasil Agente de Segurança Pública querendo prejudicar outro Agente de de Segurança Pública. Tem Bandido pra todos. O que Vc quer agora Sargento? Um prêmio por prender, aliás, prender não, quem prende é o Juiz. O Sr quer um prêmio por conduzir um Agente da Lei a DPJ? Quer folga? Quer aparecer? Vai prender bandidos, essa é a sua função e não pessoas de bem, que contribui com a segurança da população. Lamentável, lastimável essa sua condução Sr. Sargento. Ou foi pessoal? Ou o Sr não gosta de Guarda?

Anônimo disse...

Issu é muita fauta de umildade , puliçia prendenu poliçia , eles não querem aceitar q samu a poliçia do futuro , samo a puliçia munisipal chupaaaaa FBI !!!!!

It disse...

Um absurdo isso.

Daniel disse...

Lamentável ainda existir essa guerra interna entre a segurança pública. Temos q lutar contra o inimigo. Enquanto este policial está tomando a arma do guarda tem muitos policiais sendo mortos por armas ilegais de bandidos. Quando eles vão aprender q estamos no mesmo lado?

Unknown disse...

Lamentável um agente de segurança pública com respaldo em leis Federal sua arma devidamente registrada para ser defender e sua família não têm bandidos para prender não?
Bandido não têm corage é mais fácil prender o guarda.

Anônimo disse...

Inadmissível isso, será que em toda Arapiraca não tem bandido pra esse sargento... covardia fazer isso com um agente de segurança que combate o mesmo que ele... Então se é assim passa lá na periferia de Arapiraca, lá tem vários infratores

Anônimo disse...

Sargento Fraco! Duvido prender os ladrões armados nas favelas. Vai lá Sargento Fraco!