Mesmo enfrentando déficit de efetivo há mais de vinte anos por falta de concurso público, a Guarda Municipal de Maceió deverá ganhar mais uma atribuição que dependerá de efetivo para ser executada.
Um
Projeto de Lei de autoria do vereador Fábio Costa, que já foi protocolado na
Câmara Municipal, e que conta com o apoio do titular da SMSCS, Thiago
Prado, propõe a criação da “Ronda Maria da Penha na Guarda Municipal de Maceió”.
Se
o Projeto for aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito JHC, os
Guardas Municipais vão passar a ter mais uma atribuição atuando na prevenção de atos de violação de dignidade das mulheres, no enfrentamento à violência doméstica e familiar, e na garantia do cumprimento das medidas protetivas de urgência expedidas pela justiça, entre outras ações.
A proposta é sem dúvidas de extrema importância por garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, todavia, há de ser levado em conta, ao tratar de aumento de atribuições que demandem disponibilidade de efetivo, a realidade precária vivenciada pela corporação.
Além do déficit de
efetivo, os Guardas Municipais também vivenciam problemas de ordem estrutural
que vem se arrastando desde a gestão Rui Palmeira, como a falta de armamento e
ampliação do porte de arma de fogo, além de generalizada insatisfação por conta
de defasagem salarial, retroativos não pagos, e à não execução de progressões
por titulação e mérito.
Um comentário:
A imagem que esses passam para a sociedade é que tudo na guarda de Maceió está uma "maravilha" funcionando perfeitamente. Agora mais um projeto de lei que também vai soar muito bem para aqueles quem não sabem a realidade da guarda de Maceió. Tudo com um único objetivo: Político eleitoreiro. Nas próximas eleições vão falar inverdades a respeito da guarda e muita gente vai acreditar.
Postar um comentário