Câmeras passaram a compor o uniforme de parte dos guardas municipais de Curitiba. Os novos equipamentos estão instalados tanto na farda dos agentes, quanto em veículos da corporação.
A medida foi anunciada pela Prefeitura de Curitiba para intensificar os trabalhos de vigilância da Guarda Municipal (GM) durante o período da Operação Natal, lançada na quinta-feira (9) e que vai até 6 de janeiro.
De acordo com informações da prefeitura, o período de vigência da operação também servirá como o período de testes dos novos equipamentos.
Inicialmente, seis guardas municipais estão com câmeras instaladas nas fardas. Dois aparelhos também estão instalados em veículos da GM. Atualmente a prefeitura conta com pouco mais de 1.500 guardas. Os equipamentos foram entregues para a prefeitura em outubro de 2021.
O uso dos equipamentos em uniformes e viaturas ocorre três meses depois da Guarda Municipal ser alvo de polêmica envolvendo a morte de um jovem no Largo da Ordem.
Segundo o Coronel Péricles de Matos, secretário de defesa social e trânsito de Curitiba, os eletrônicos auxiliarão na coleta de informações e proteção dos agentes.
“As câmeras vem para a proteção do nosso operador da guarda municipal, para a coleta de informações. Nós podemos acompanhar em tempo real as principais ocorrências que estão acontecendo, a coleta de provas também, para que lá na frente a gente possa substanciar o inquérito policial ou o devido processo, mostrando a transparência do agente público”.
A prefeitura informou que durante o período de testes, a guarda vai avaliar o uso dos equipamentos e criar protocolos para a expansão das câmeras a todos os agentes.
A expectativa da administração municipal é que, no primeiro semestre, cerca de 600 câmeras reforcem o trabalho de vigilância dos guardas. Fonte: G1 PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário