16 de dezembro de 2021

Presidente do Sindspref fala sobre avanços e perspectivas dos Servidores Municipais na gestão JHC a partir de 2022

Sidney Lopes - Sindspref
Na manhã desta quinta-feira, 16 de dezembro, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Maceió, Sidney Lopes, concedeu entrevista aos apresentadores do Programa Antena Manhã, da Rádio Antena7, Abidias Martins e Elen Cipriano, e falou sobre as perspectivas do funcionalismo municipal na gestão JHC a partir de janeiro de 2022.

Perguntado sobre a atual situação financeira dos Servidores, Sidney Lopes disse que as categorias acumularam perdas salariais expressivas durante a gestão do prefeito Rui Palmeira em decorrência da não execução dos direitos previstos no Plano de Cargos e Carreira dos Servidores, a exemplo das progressões por titulação e mérito.

Sidney Lopes disse ter havido avanço esse ano na gestão do prefeito JHC, que o Plano de Cargos e Carreira teria voltado a tomar fôlego com a reposição salarial de 3%, e com a implantação de progressões por mérito para os sindicalizados em face de uma ação judicial, além do aumento de 5% na margem consignável que estará disponível a partir de janeiro.

O presidente do Sindspref salientou que o Servidor Municipal continua acreditando no discurso do prefeito JHC de que ele vai valorizar o seguimento ao longo da gestão. Além da defasagem salarial, deixada pelo governo Rui Palmeira, as categorias também acumulam progressões não implantadas e pagamento de retroativos.

O representante sindical avaliou a gestão do prefeito JHC, junto aos Servidores Municipais, como sendo positiva nesse primeiro ano de governo apesar de não ter havido os avanços esperados, todavia, ele enfatizou que a partir de 2022, espera-se haver o cumprimento do Plano de Cargos e Carreira para que parte das promessas do prefeito possam se concretizar.

Ao ser perguntado quais seriam as principais necessidades dos Servidores Municipais nesse primeiro momento da gestão JHC, Sidney Lopes pontuou a implantação das progressões por mérito e titulação pendentes, além da reposição salarial para que haja um pouco da recuperação do poder de compra dos salários que se mantiveram defasados por seis anos no governo Rui Palmeira.

Quanto as tratativas da gestão municipal para com os Servidores Públicos, Sidney Lopes esclareceu que a equipe do prefeito JHC tem estado aberta ao diálogo com os Sindicatos, e após parabenizar o governo pela postura democrática reiterou o desejo do funcionalismo de haver avanços a partir de janeiro do próximo ano.  

Nenhum comentário: