Em contato com o Blog na manhã de domingo, 21 de agosto, a Guarda Municipal de Maceió e candidata a Deputada Estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Solange Dias, falou um pouco sobre suas propostas de campanha e destacou às razões que a levou a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Solange Dias é uma mulher que veio de família humilde, que apesar de todo sacrifício conseguiu obter o título de bacharelada em Direito, Gestão de Pessoas, e MBA em Gestão de Pessoas. Também foi presidente da Associação dos Guardas Municipais de Alagoas (AGMEAL), e fundadora do Bloco carnavalesco “Quem vai é o Guarda”.
“Através dessa candidatura busco, dentre outros objetivos, demonstrar a todas as mulheres que elas podem e devem integrar a política e fazer da nossa pátria a extensão dos nossos lares, ajudar a diminuir às desigualdades sociais, defender os direitos individuais, sejam eles públicos, religiosos, sexuais e culturais, esse um dos meus objetivos enquanto parlamentar caso venha ser eleita”, ressaltou Solange Dias.
Em relação a missão de representar os Guardas Municipais de Alagoas na Assembleia Legislativa, a candidata Solange Dias afirmou que uma de suas ações prioritárias será propor o relançamento e o fortalecimento, sobretudo, da Frente Parlamentar em Defesa dos Guardas Municipais de Alagoas, de modo a incluir a categoria em pautas de discussões e debates no parlamento.
“Em abril de 2016, deputados estaduais não compromissados com a categoria criaram a Frente Parlamentar em Defesa dos Guardas Municipais, medida que não passou de mero interesse eleitoreiro, já que nada de positivo foi construído para que houvesse o desenvolvimento e o fortalecimento das Guardas Municiais, para reverter esse quadro assumo o compromisso de reativar a Frente Parlamentar incluindo a categoria em pautas voltadas a melhorias das condições de trabalho e qualidade de vida dos colegas de farda em todo o estado”, prometeu a candidata.
A candidata aproveitou o momento para criticar a não divulgação da minuta de Projeto Lei que trata do Plano de Cargos e Carreira dos Guardas Municipais de Maceió, o qual foi elaborado em 2021 sem que até a presente data fosse divulgado o seu inteiro teor para os Guardas Municipais.
"Um verdadeiro absurdo e uma tremenda falta de respeito para com os Guardas Municipais de Maceió. Elaboraram uma proposta de Plano de Cargos e Carreira no ano passado e até o presente momento não houve qualquer divulgação para a categoria. Igualmente aos demais colegas de farda, espero que esse projeto não seja encaminhado a Câmara Municipal sem que tenha sido submetido ao grifo da categoria", criticou e cobrou a candidata Solange Dias.
Solange Dias salientou que há muito trabalho a ser feito em favor dos Guardas Municiais alagoanos ao chegar na Assembleia Legislativa, e como proposta de campanha a candidata destacou algumas das ações que pretende tratar como prioridade durante seu mandato caso venha a ser eleita.
Confira algumas propostas da candidata
- Buscar o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e do governo do Estado de Alagoas, para a implantação de Centros de Formação Permanente de Guardas Municiais.
- Buscar o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para o cumprimento integral da Lei Federal 13.022/2014, principalmente no que diz respeito a Implantação de Plano de Cargos com Carreira Única, regularização do porte e aquisição de armas de fogo.
- Intensificar esforços para manter uma agenda permanente de diálogo com a bancada alagoana de Deputados Federais e Senadores objetivando a propositura de projetos que visem proporcionar melhores condições dos GMs exercerem a profissão.
- Apoiar no que for preciso, junto as entidades representativas, para a impetração de recursos judiciais que visem buscar a execução de direitos dos Guardas Municipais, tanto na esfera estadual quanto nacional.
- Propor a reativação da Frente Parlamentar em Defesa dos Guardas Municipais no âmbito da Assembleia Legislativa de Alagoas para manter discussão permanente de pautas que visem melhorar as condições de atuação dos Guardas Municipais.
- Apoiar, contribuir no que for preciso e participar efetivamente em todo e qualquer processo de luta por melhorias salariais e condições de trabalho da categoria.
- Prestar total apoio e estabelecer contato permanente com a bancada federal, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, para aprovação de pautas importante que tramitam em Brasília, a exemplo da PEC 275/2016, que inclui os Guardas Municipais no contexto das categorias que integram a segurança pública, o que assegura direito de igualdade quanto aos critério para aposentadoria especial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário