2 de janeiro de 2023

PRESIDENTE LULA PUBLICA NOVO DECRETO QUE REVOGA MEDIDAS DE BOLSONARO SOBRE ARMAS DE FOGO

Será criado um grupo de trabalho que terá 60 dias para apresentar proposta que regulamentará a Lei 10.826/2003

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 02 de janeiro, o Decreto nº 11.366/2023, assinado pelo presidente Lula, que reduz o acesso às armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs).

A medida, que também suspende autorizações de novos clubes de tiro, determina o recadastramento no Sistema Nacional de Armas (SINARM), da Polícia Federal, em 60 dias, de todas as armas adquiridas a partir da edição do Decreto nº 9.785, de 2019.

O decreto também proíbe o transporte de arma municiada, a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos e a redução de seis para três a quantidade de armas para o cidadão comum, além de outras medidas restritivas.

O presidente Lula determinou a criação de um grupo de trabalho que terá 60 dias para apresentar uma proposta de nova regulamentação da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

Conforme anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no domingo, 1º de janeiro, pessoas que já adquiriram armas de fogo não serão afetadas pelo novo decreto.

"Nós fizemos regras que são de transição entre o regime antigo do ‘liberou geral’ e o regime novo do controle responsável de armas. Imediatamente não haverá [efeitos] sobre quem já comprou [armas de fogo], a não ser no que se refere à proibição de compra de munição para armas de uso restrito”, disse Flávio Dino. Confira o Decreto na íntegra 

Nenhum comentário: