14 de fevereiro de 2023

Gestão JHC apresenta 5,79% de reposição salarial aos Servidores Municipais para o mês de agosto, sem retroatividade

O Secretário Municipal de Gestão de Maceió, Ivan Carvalho, apresentou na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Maceió, uma proposta de reposição salarial para os Servidores Municipais de 5,79%, na folha de agosto, e sem retroatividade.

O titular da SEMGE ressaltou que a proposta apresentada estaria de acordo com Constituição Federal e correspondente ao percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), acumulado no decorrer de 2022. 

A possibilidade de perda de receita na ordem de R$ 153 milhões, no decorrer desse ano, seria o principal motivo para a prefeitura não conceder ganho real além do percentual da inflação, no entanto, um calendário de reuniões entre a gestão municipal e os Sindicatos será estabelecido numa perspectiva de se avançar mais com o percentual apresentado pela prefeitura.

Na audiência pública de hoje, lideranças do movimento sindical destacaram a defasagem salarial acumulada ao longo dos últimos anos, e apontaram também as dificuldades financeiras vivenciadas pelos Servidores Municipais por conta do aumento do custo de vida na capital alagoana.

Também foram direcionadas críticas ao prefeito JHC pelos shows milionários que vem sendo realizados com frequência em Maceió. O dirigente sindical do Sindsaúde, Alessandro Fernandes, propôs aos vereadores a realização de uma audiência pública para discutir o montante de recursos públicos que vem sendo gastos com shows na capital.

O representante do Sindguarda-AL, Charles Sanches, destacou a falta de valorização dos Servidores Municipais. Citou o quadro de deterioração e abandono pelo qual vem passando a Guarda Municipal, e aproveitou para convidar os vereadores a visitarem o prédio sede da Guarda Municipal para verem de perto o grau de abandono em que se encontra as instalações, que inclusive estaria apresentando risco de desabamento.

Maurício Sarmento do Sindas, disse que a gestão do prefeito JHC não estaria sendo o governo que foi anunciado durante a campanha eleitoral para o funcionalismo, e que os Servidores Municipais ainda continuam aguardando os avanços que foram anunciados pelo prefeito.

Nenhum comentário: