Guardas Municipais e demais profissionais de segurança pública de todo o país vão começar a receber, a partir desta quarta-feira, 10 de janeiro, o pagamento do Bolsa Formação (Pronasci 2), no valor de R$ 900,00 reais.
O governo Lula deve investir esse ano R$ 175 milhões na formação dos profissionais de segurança pública do país, com previsão de ofertar 100 mil bolsas para Guardas Municipais, Bombeiros, policiais Civis, Militares, Penais, Peritos Criminais e Agentes Penitenciários.
O pagamento do Bolsa Formação será creditado em conta poupança digital que será aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal aos profissionais que participaram do primeiro ciclo do Bolsa Formação.
O dinheiro poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, que permite consultas de saldos e extratos, pagamentos de contas e boletos, transferências e compras na internet com cartão de débito virtual.
Criado em 2007 e regulamentado pelo Decreto Nº 11.436, de março do ano passado pelo presidente Lula, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, com políticas sociais e ações de proteção às vítimas.
Caberá ao Ministério da Justiça e Segurança Pública identificar os beneficiários do Pronasci 2 e gerar a folha de pagamentos da bolsa, com a Caixa realizando o crédito aos bolsistas. A Caixa abre a consulta de pagamentos no Portal Cidadão, assim que recebe os recursos do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:
Postar um comentário