4 de janeiro de 2024

Segurança Pública Municipal deve virar tema de debate eleitoral no decorrer de 2024


Após ter passado quatros anos estagnados sem avançar com pautas importantes para o fortalecimento das Guardas Municipais durante o governo Bolsonaro, para os Guardas Municipais de todo o país, 2023, foi sem dúvidas um ano bastante promissor para à categoria, durante o qual houve avanços significativos em Brasília.

O reconhecimento da categoria como parte integrante da segurança pública, tanto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), através do julgamento da ADPF 995, quanto pelo governo Lula, através do Decreto Presidencial n° 11.841/2023, foram avanços que proporcionou mais segurança jurídica para atuação dos GMs.

Com advento do ano eleitoral em curso, o tema "Segurança Pública Municipal" com certeza vai voltar a ser pauta de debate por prefeitos e vereadores que vão tentar a reeleição em outubro, aqueles mesmos que nos últimos quatro anos pouco ou nada fizeram para estruturar e modernizar a Guarda Municipal do seu município.  

Para evitar não cair novamente no famoso e velho "conto do vigário", e não se deixar levar por falsas promessas de prefeitos e vereadores descompromissados com a Segurança Pública Municipal, é preciso se organizar e unir esforços para lançar candidaturas próprias da categoria nas eleições municipais desse ano.

Ou em segundo plano, buscar vestir a camisa e apoiar candidatos, de fora da Família Azul Marinho, que buscam o primeiro mandato e que de fato apresentem disponibilidade política de apoiar as pautas estruturantes das Guardas Municipais em prol da Segurança Pública Municipal.

Nenhum comentário: