18 de maio de 2024

Conselho Tutelar da 10ª Região Administrativa de Maceió promove palestra no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste sábado, 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia ontem, sexta-feira (17), o Conselho Tutelar da 10ª Região Administrativa de Maceió, promoveu uma palestra alusiva a essa data, no ginásio do Colégio Fantástico, no Benedito Bentes I.

A palestra foi ministrada pelo experiente ex-conselheiro tutelar, Valdomiro Pontes, que atuou em Maceió por quatro mandatos consecutivos como conselheiro tutelar, período no qual foi combativo e acumulou vasta experiência no processo de luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Temas esclarecedores relacionados as medidas de proteção visando coibir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, nos mais diversos tipos de ambientes, foram ministrados durante a palestra, que contou com a presença de pais, educadores de escolas públicas e privadas, gestores públicos, profissionais de saúde, da segurança pública, entre outros seguimentos.

A secretária municipal de educação de Maceió, Jô Pereira, também prestigiou o evento e foi a primeira a se pronunciar. Ela ressaltou a importância do fortalecimento da rede de proteção à Criança e ao Adolescente.

Jô Pereira também enfatizou o comprometimento que todos os ocupantes de cargo público devem ter com essa causa, e destacou a importância da implementação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento das atividades de proteção à criança e ao adolescente em todas as esferas.

Sob a coordenação da aguerrida Mariele dos Santos, assistente social do Cras do Cidade Sorriso, situado no bairro do Benedito Bentes, crianças realizaram uma apresentação durante a palestra e transmitiram uma mensagem aos presentes.

A assistente social, Mariele, destacou que “ouvir a criança e adolescente significa proteger a infância”. Lembrou que várias crianças são violentadas sexualmente todos os dias nos mais diversos tipos de ambientes, e que a rede de proteção precisa se manter fortalecida para garantir proteção a todas elas.

Liderança respeitada e reconhecida no Benedito Bentes, o Guarda Municipal Melo (Mestre), também prestigiou o evento e fez parte da mesa. Na ocasião, Melo enfatizou que esse dia 18 de maio não seria uma data comemorativa e sim um dia de reflexão, de mobilização e conscientização em prol da proteção das crianças e adolescentes.

Guardas Municipais que integram a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), cidade alta, também marcaram presença no evento. Na ocasião, eles tiveram uma breve conversa com a secretária municipal de educação, Jô Pereira, que antecipou a notícia de que a SEMED vai disponibilizar quatro viaturas, caracterizadas com as cores e símbolos da Guarda Municipal, e que também o órgão vai implantar um sistema de videomonitoramento que será operado pelos GMs, para fortalecer o policiamento nas escolas e creches de Maceió.

Por que 18 de maio? Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em uma orgia imensurável. Seu carpo, apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Seus agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos da criança e adolescentes, após forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal n° 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira a se engajar nessa luta.

Um comentário:

felipe disse...

Obrigada pela oportunidade de levarmos as crianças do CRAS Cidade Sorriso para esta importante apresentação de reflexão e luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Todos contra o abuso e a exploração sexual infantil porque juntos podemos mais!!! O trabalho interdisciplinar e em rede é essencial para enfrentarmos todos os tipos de violência praticados contra as crianças e os adolescentes.
Obrigada por citarem minha fala durante o discurso que é justamente o que prático na minha atuação profissional que OUVIR AS CRIANCAS E OS ADOLESCENTES É PROTEGER A INFÂNCIA.
DISQUE DENUNCIA 100 OU PROCURE UM CONSELHO TUTELAR MAIS PROXIMO A SUA RESIDÊNCIA.