Nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2024, os comandantes das Guardas Municipais do Brasil comemoram o Dia Nacional da Guarda Municipal. Essa data foi instituída pela Lei nº 12.066, em 29 de outubro de 2009, durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo Vice-Presidente da República em exercício, José Alencar.
Lamentavelmente, para muitos GMs pelo Brasil afora não há muito o que se comemorar nesta data. Ainda há uma parcela expressiva de Guardas Municipais que desempenham papel de verdadeiros espantalhos da marginalidade por não disporem das condições devidas para proteger os bens públicos, os munícipes e a própria vida no desempenho da profissão.
Mal remunerados, desequipados, desvalorizados e desmotivados, literalmente agonizando por falta de condições de trabalho, esse ainda é o triste e lamentável cenário para muitos Guardas Municipais que se encontram à mercê de prefeitos descompromissados com a segurança dos servidores, dos bens municipais e, sobretudo, da população.
O Dia Nacional da Guarda Municipal deveria ser uma data de luta para toda a Família Azul Marinho, marcada por atos de protesto em todos os municípios do Brasil, com pautas cobrando aprovação de Projetos de Lei em Brasília, melhorias salariais, Plano de cargos, Carreira e Salário, armamentos, porte de arma, aposentadoria especial, respeito aos direitos dos GMs, entre outras pautas de luta.
Enquanto muitos Guardas Municipais do país não amadurecerem politicamente ao ponto de lutarem por melhores condições de trabalho e qualidade de vida, vão continuar botando a farda no dia 10 de outubro e se deixando usar como garotos-propaganda por prefeitos descompromissados com a segurança pública municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário