Informações preliminares repassadas a guarnição durante o acionamento, davam conta de que um homem com 18 anos, em surto psicótico, tentou praticar suicídio usando uma faca peixeira, e quando familiares tenteram desarmá-lo ele teria investido contra os mesmos, inclusive contra o próprio pai.
Ao chegar ao local da ocorrência, a guarnição se deparou com a vítima calma e sem sinais de agressividade, já havia entregue a faca aos profissionais do Samu, após intenso processo de convencimento, não havendo necessidade de emprego de instrumento incapacitante nem de uso progressivo da força.
Calmo e desarmado, o paciente foi atendido no local pela equipe médica do Samu, e, escoltado pelos Guardas Municipais da Romu, foi conduzido até o Hospital Portugal Ramalho para assistência médica especializada.
A prestação de apoio da Guarda Municipal às equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesse tipo de ocorrência, é de fundamental importância e visa resguardar a integridade física dos profissionais, da família e do próprio paciente.
É oportuno ressaltar que, a capacitação adequada e a disponibilidade de equipamentos específicos para os Guardas Municipais de Maceió atuarem na abordagem a pacientes psiquiátricos em surto, são cruciais para garantir a segurança e a dignidade de todos os envolvidos, o que pode evitar, inclusive, o uso excessivo ou inadequado da força em desfavor do paciente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário