28 de julho de 2018

PUBLICAÇÃO DA DECISÃO LIMINAR DO MINISTRO DO STF, ALEXANDRE DE MORAES, NO BOLETIM OSTENSIVO DA PM-AL, NÃO AMPARA PORTE DE ARMA SEM AS DEVIDAS ADEQUAÇÕES


“Ressalvadas demais opiniões sobre o tema”, foi publicada no Boletim Geral Ostensivo da Polícia Militar de Alagoas, edição nº 139, datado de 27 de julho de 2018, a decisão liminar do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, que tão somente ampliou o direito ao porte de arma de fogo para os Guardas Municipais independentemente do número de habitantes dos municípios.

De acordo com regra anterior, fazia jus ao porte de arma, tanto no serviço quanto no horário de folga, os Guardas Municipais das capitais e municípios com população acima de 500 mil habitantes. Já os Guardas Municipais de municípios com população acima de 50 mil e abaixo de 500 mil poderiam portar tão somente em serviço. Quanto aos Guardas dos municípios com população até 50 mil habitantes não havia previsão do porte.

Essa decisão provisória do ministro, a qual pode ser derrubada a qualquer momento, de fato bota os Guardas Municipais do Brasil em um mesmo patamar quanto à regra para portar arma de fogo, o que representa uma vitória, toda via, é prudente ressaltar que a autorização para o GM portar arma de fogo, quer seja em serviço ou de folga, ainda continua dependendo da autorização da Polícia Federal. Ou seja, botar uma arma de propriedade particular na cintura acompanhada apenas do seu registro não gera amparo jurídico, conforme apurou o Blog.

A medir pela capital Maceió, onde se luta há mais de quatorze anos pela regularização do porte de arma, onde já foi preenchido grande parte dos requisitos para autorização do porte, no início desse ano, a Polícia Federal determinou, através de ofício ao titular da SEMSCS, o recolhimento dos revolveres da Guarda Municipal que vinham sendo usados por GMs no centro de Maceió ostensivamente, e nesse mesmo expediente orientou aos GMs que não usassem arma de natureza particular de forma ostensiva a fim de evitar eventual condução e processo por porte ilegal de arma.
GM NOTÍCIA-AL

Nenhum comentário: