![]() |
| Delegado Thiago Prado |
O delegado de Polícia Civil de Alagoas, Thiago Prado, divulgou um vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira, 30 de junho, criticando a iniciativa do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), por ter realizado contratação de servidores sem concurso público para atuar como Guardas Municipais.
"Precisei vir em Rio Largo para ver de perto mais uma ilegalidade cometida pela gestão municipal. Dessa vez, a prefeitura decidiu rasgar a Constituição e a Lei Federal que regula o Estatuto das Guardas Municipais. Isso porque, com o objetivos meramente eleitoreiros, eles decidiram contratar 111 servidores para exercerem a nobre função de Guarda Municipal sem a devida realização de concurso público", ressaltou Thiago Prado
O delegado, que é pré-candidato a Deputado Estadual, também externou preocupação de como se dará a autonomia desses servidores contratados sem concurso público no exercício do cargo. "Me preocupa como será a atuação desses Guardas Municipais, eles terão autonomia e independência para defender os interesses da população ou terão que agir conforme o cabresto posto pelo prefeito", questionou o delegado.
Thiago Prado também destacou a importância da criação e do fortalecimento das Guardas Municipais em Alagoas visando reforçar a segurança pública nos municípios. O delegado ainda salientou que defende a Guarda Municipal como importante agente no Sistema Único de Segurança Pública do país.
Em relação a essas contratações de servidores sem a realização de concurso público em Rio Largo, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), ingressou com recurso junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas - Agravo de Instrumento nº 0802498-39.2022.8.02.0000 -, cujo relator é o Desembargador Tutmés Airan, pedindo a suspenção das contratações e a realização de concurso público. O pedido será julgado pelo pleno do TJ.

Nenhum comentário:
Postar um comentário