15 de maio de 2023

Atividade prática marca encerramento da 3ª turma do curso de formação dos GMs de Maceió para obtenção do porte de arma de fogo

Na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, 32 Guardas Municipais de Maceió encerraram a 3ª turma do curso de formação para obtenção do porte de arma de fogo.

Ao todo foram 476 horas aulas práticas e teóricas, obedecendo rigorosamente o previsto na matriz curricular nacional do Ministério da Justiça, cujo conteúdo abrangeu, entre outros temas, patrulhamento veicular, abordagem, busca pessoal, algemação e noções de primeiros socorros.

O encerramento do curso aconteceu na Villa Olímpica Lauthenay Perdigão, e foi marcado por uma simulação de abordagem de veículo, ocasião na qual os Guardas Municipais puderam demonstrar na prática os conhecimentos e técnicas aprimoradas durante o curso.

Durante a apresentação, que foi acompanhada de perto pelo secretário Carlos Guido, os instrutores puderam avaliar os GMs quanto ao procedimento padrão de abordagem, atentando para o modo correto de empunhar e movimentar o armamento, de revistar os suspeitos e o veículo, de dar o sinal de parada para o condutor e de conduzir o suspeito.

Todo o curso de formação foi ministrado por instrutores do quadro efetivo da Guarda Municipal, que voluntariamente disponibilizaram estrutura logística própria para montar e ministrar as instruções durante a capacitação.

A criação de um centro de formação da Guarda Municipal de Maceió é uma reivindicação antiga e necessária para a categoria, pleito esse que inclusive foi entregue pelas entidades representativas ao prefeito JHC durante a campanha eleitoral.

Além de garantir economia aos cofres da prefeitura, por não haver necessidade de contratar empresas para realizar esse serviço, um centro de formação próprio, com instrutores do quadro efetivo, possibilita, por exemplo, manter uma capacitação continuada voltada a atualização do porte de arma de fogo para todo o efetivo da corporação.

Alguns Guardas Municipais concluintes dessa turma de formação disseram ao Blog que estão pessimistas quanto a disponibilidade de recursos para custeio de munições que são necessárias para realizar o teste prático de tiro, etapa final para obter o porte de arma de fogo.

Muitas prefeituras do país estão criando o Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSPT), com o objetivo de captar recursos para viabilizar políticas de segurança pública municipal, recursos que estão sendo investidos na criação de centro de formação, aquisição de armamentos, coletes balísticos e viaturas para a Guarda Municipal.

A entrega dos certificados de conclusão dessa 3ª turma de formação acontecerá na próxima semana.

Nenhum comentário: