18 de setembro de 2023

DOIS APOIADORES IMPORTANTES DAS GUARDAS MUNICIPAIS PODERÃO OCUPAR VAGA NO STF E NO MJSP


Com o ministro Flávio Dino aparecendo como favorito para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), e com a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, aparecendo entre os nomes contados para assumir o Ministério da Justiça, os Guardas Municipais do país poderão passar a contar com dois apoiadores importantes da categoria, um no STF e outro no MJSP. A torcida na Família Azul Marinho tá grande.

De acordo com a Blogueira Andréia Sadi, do G1, há um grupo dentro do governo petista que vem se articulando para emplacar uma mulher na vaga que será deixada por Flávio Dino, caso ele venha a ser o nome confirmado pelo presidente Lula para o STF, e a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), seria o nome defendido pelo grupo.

Além de Gleisi Hoffmann, também aparece como cotados para assumir o Ministério da Justiça, o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, o secretário de justiça, Augusto de Arruda Botelho, e o advogado Marcos Aurélio Carvalho. A expectativa é que o presidente Lula anuncie o nome do novo ministro do STF e do procurador-geral da República quando retornar dos Estados Unidos.

A expectativa dos Guardas Municipais é que Gleisi Hoffmann continue atuando como madrinha da categoria, só que dessa vez como Ministra da Justiça. Nos últimos anos, quando ainda era senadora, Gleisi Hoffmann deu importante contribuição para o processo de organização, desenvolvimento e fortalecimento das Guardas Municipais em todo o país.

Em 2014, Gleisi foi a relatora do Projeto Lei Complementar (PLC 39/2014), de autoria do saudoso deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que após ser aprovado pelo Senado Federal se transformou no Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei nº 13.022/2014.

Em 2019, após o governo Bolsonaro ter deixado os Guardas Municipais de fora da aposentadoria especial, mais uma vez Gleisi Hoffmann saiu em defesa da categoria. “Estarei junto com vocês na luta para que as Guardas Municipais sejam incluídas nas regras diferenciadas dos servidores policiais”, declarou Gleisi na época.

Em 2021, durante a votação do relatório da perversa PEC 32, na Comissão da Reforma Administrativa, Gleisi Hoffmann, atendendo pedido de apoio do Guarda Municipal e deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jones Moura, mobilizou a bancada petista a votar pela aprovação do destaque 01, apoio que incluiu a Família Azul Marinho no rol dos profissionais que integram a segurança pública.

Nenhum comentário: