15 de julho de 2024

Software do Ministério da Justiça promete revolucionar atuação da Guarda Municipal de Cascavel

 

A Guarda Municipal de Cascavel adotou um novo sistema de gestão que promete aprimorar o atendimento e a eficiência operacional. O software, disponibilizado pelo Ministério da Justiça, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (11) e os agentes já estão em processo de capacitação para se familiarizarem com a nova ferramenta.

O secretário de Segurança Pública, Pedro Fernandes, explicou que o sistema permitirá o rastreamento em tempo real das viaturas, possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente aos chamados. Além disso, a ferramenta permitirá um controle mais apurado da frota, incluindo a localização, quilometragem, deslocamento e velocidade das viaturas.

“Vamos economizar combustível, diminuir o tempo de atendimento e ainda teremos vários controles que podem ser feitos. Por exemplo, quantas vezes um cidadão ligou na guarda municipal para fazer um determinado atendimento? Se foi uma questão de violência doméstica, a partir do momento que esse sistema estiver em operação, teremos esse controle”, afirmou Fernandes.

Allan Kardec, analista de negócios do Sinesp Cad, detalhou que o sistema tem como finalidade registrar as ocorrências emergenciais e despachar para as equipes que estão na rua. As equipes recebem a ocorrência via sistema, o que agiliza o atendimento. “O sistema tem mecanismo de traça-rota, facilitando a chegada no local”, disse Kardec.

O Tenente Barbosa do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, que já utiliza o sistema, veio a Cascavel para ministrar um curso para os agentes da Guarda Municipal. “Após capacitar remotamente os servidores da Prefeitura, da Guarda Municipal, viemos fazer essa implantação de fato em loco, mostrando todas as ferramentas que o sistema tem e já gerando ocorrências reais”, explicou Barbosa.

O Guarda Municipal Adriano ressaltou a importância do sistema para a segurança pública. “Através do georreferenciamento será possível verificar onde as equipes estão, quais equipes estão empenhadas ou não em ocorrências. Além disso, o sistema traz um mapa de calor do crime, mostrando onde estão ocorrendo mais furtos, roubos, depredações a prédios públicos. Isso permitirá que a gestão possa direcionar as equipes para locais onde há uma demanda maior”, concluiu Adriano. Fonte: CGN

Nenhum comentário: