27 de junho de 2018

SINDGUARDA-AL DENUNCIA FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO EM PRÉDIO ABANDONADO NO CENTRO DE MACEIÓ


Através de um vídeo denúncia veiculado nas redes sociais, nessa terça-feira 26/06, o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Antônio, denunciou a falta de condições de trabalho de GMs que estão guarnecendo o prédio abandonado da antiga intendência municipal, situado no centro de Maceió.

Nós não temos fardas há três anos, nós trabalhamos no centro da cidade sem as menores condições de trabalho, e ainda somos obrigados a estarmos submetidos a uma situação dessa. Nem cachorro, nem bicho.... Denunciou a liderança.    

E prédio histórico que foi inaugurado em 1909, já foi sede da prefeitura e da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), atualmente o cenário visto pela população é a de um esqueleto abandonado. Portas, janelas, grades, fiação elétrica, lâmpadas telhas, em fim, tudo foi arrancado e levado, o que restou para os Guardas Municipais fazerem a segurança foi mau cheiro de fezes e urina insuportável.

Em novembro do ano passado, durante entrevista ao site Gazetaweb, o prefeito Rui Palmeira chegou a anunciar que o prédio passaria por reformas e que abrigaria a Fundação Municipal de Ação Cultural, porém, tal promessa não se concretizou, e restou aos Guardas Municipais o sacrifício de manter o que restou do prédio em pé.

Não temos tempo a perder, precisamos fazer uma reforma rápida para reocupar aquele prédio. Claro que para algo maior podemos buscar recursos com o IPHAN, já que é um prédio de mais de cem anos. Mas imediatamente precisamos fazer alguma coisa com recurso próprio.  Prometeu o prefeito à época.

No vídeo, o representante da categoria afirma que durante três reuniões com o secretário Ivon Berto a entidade havia solicitado ao mesmo que providenciasse a retirada dos GMs do prédio abandonado pelo fato do local não oferecer condições de trabalho, pedido que não teria sido atendido.

O Sindguarda solicitou do nosso secretário, coronel Ivon, que tomasse as devidas providências referente à antiga secretária de assistência social, pois a mesma não oferece as devidas condições pra que o Guarda possa desempenhar suas atividades. Aqui falta água potável, aqui falta um banheiro, a fedentina aqui é horrível, quando chove a situação é essa aqui, cheia de balde, cheio de água. Denunciou o sindicalista.

Carlos Antônio destacou ainda que os GMs tiveram que fazer um pequeno abrigo de papelão e lona, dentro do prédio abandonado, para poder se abrigar das chuvas, e para matar a sede estavam trazendo água de casa numa garrafa, e mais uma vez a liderança cobrou providências do secretário Ivon Berto e do Prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Secretário, prefeito, tomem as providências, isso é uma imoralidade, isso é uma falta de respeito com o Guarda Municipal, tenho a certeza absoluta que nenhuma secretaria de segurança pública, nenhuma instituição de segurança pública coloca o seu homem para trabalhar em um local como esse, nós precisamos simplesmente de respeito, por parte da nossa secretaria e por parte da prefeitura. Desabafou a liderança.

O sindicalista disse também que o sindicato encaminhará denúncia ao Ministério Público por não ter conseguido resolver o problema de forma administrativa junto a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social.
GM NOTÍCIA-AL

Confira o vídeo na íntegra:

Nenhum comentário: