O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, esteve reunido, na manhã de quarta-feira, 23 de novembro, com comandantes das Polícias Militares para tratar, entre outros assuntos, sobre à segurança no processo eleitoral de 2024.
Foi sugerido durante o encontro, o emprego das Guardas Municipais Metropolitanas, conjuntamente com os Corpos de Bombeiros e Polícias Civis, na guarda e depósito das urnas. Também foi proposto, entre outros pontos, empregar detectores de equipamentos eletrônicos para coibir o uso de celulares nas urnas.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a formação de um grupo de trabalho para acompanhar o desenvolvimento dos pontos levantados no decorrer da reunião com o objetivo de aprimorar o trabalho das forças policiais nas eleições municipais de 2024.
Confira os temas sugeridos durante a reunião que poderão ser implementados nos próximos pleitos eleitorais:
- previsão orçamentária para auxílio às policiais militares durante atuação nas eleições;
- fiscalização da não-utilização de celulares por detector de metal;
- auxílio das Guardas Municipais Metropolitanas, dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Civis na guarda e depósito das urnas;
- elaboração de um manual de procedimento operacional geral para os períodos eleitorais;
- verificação de possível alteração de locais de votação que estejam, hoje, em locais críticos;
- aprimoramento de reuniões preparatórias dos pleitos eleitorais para melhor atuação integrada;
- presença de um coronel da PM, da ativa ou da reserva, junto aos núcleos de inteligência dos Tribunal Regionais Eleitorais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário