6 de março de 2024

Projeto Lei designa GMs para fazer a segurança pessoal de ex-prefeitos e ex-presidentes da Câmara Municipal do Pilar

Um Projeto de Lei (PL) de autoria do chefe do poder executivo municipal do Pilar, foi encaminhado à Câmara Municipal propondo que Guardas Municipais que integram o quadro efetivo da corporação passem a fazer a segurança pessoal de ex-prefeitos e ex-presidentes do poder legislativo municipal.

De acordo com a propositura, caberá aos ex-prefeitos e ex-presidentes da Câmara Municipal, ao término de seus respectivos mandatos, solicitar o serviço de segurança pessoal, o qual será prestado por Guardas Municipais escolhidos por cada autoridade solicitante.

Os GMs que eventualmente forem escolhidos para atuar na segurança pessoal das respectivas autoridades, vão passar a receber 100% de gratificação calculado sobre o provento base, ficarão dispensados do uso do fardamento, e vão poder usar o armamento e o colete balístico da corporação.

O PL propõe ainda que, tanto o ex-prefeito quanto o ex-presidente da Câmara, que vão poder contar com até quatro GMs cada na sua segurança pessoal, só farão jus à proteção se apresentar Boletim de Ocorrência (BO), comprovando ter sofrido ameaças por criminosos durante o mandato.

A Lei Federal n° 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), disciplina ser também da competência específica das Guardas Municipais, além da proteção dos bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, atuar “na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignatários”.


Nenhum comentário: